sexta-feira, 20 de dezembro de 2013



AOS QUE FORAM.

Reginaldo Rosse 
 A produção cultural das décadas passadas, acumulou uma diversidade em todos os gêneros  da cultura, nessas décadas  em que tenho participado do cenário cultural como compositor, músico  e militante, me surgem algumas  indagações e reflexões. 
Os grandes artistas que deram linha e textura nas discussões  nacionais sobre a cultura, estão  partindo, um a um.
 O nosso modelo  de sociedade  está  mais preocupado em lucrar  com qualquer  tipo de cultura,  mesmo que degrade  as novas gerações.
Assim, os novos talentos  que deveriam contribuir para   a evolução e renovação dos conceitos  da estética cultural com ritmos, cores, movimento  entre outros elementos que definem nossos costumes,  esses novos artistas não tem chance de aparecer em nível relevante para serem notados. 
Com isso, já vamos para a segunda década  de Eguinhas pocótos, perereca no chão,baba baby, além da distorção do sertanejo para  um Mobral de duplo sentido  e profissionalização da deprimência constante: assim eu bebo pracarai, uso um Camaro, e quando não morremos de acidentes trágicos, matamos  o espírito das novas gerações.
Que nasçam cresçam e reproduzam  os seres  mágicos desse mundo, aqueles que transformam gerações, levantam polêmicas em hábitos milenares,inovam e propõem  outras visões e texturas para  os novos dias.
E que possamos percebê-los em meio  as multidões de cópias  desse sistema reprodutivo de opressão, ouvi-los em meio a poluição sonora que nos cerca, come-los ao invés dos enlatados e vivermos anos realmente novos.

Por Máximo Mansur 

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

CONFRATERNIZAÇÃO SINDAGUA - MÁXIMO MANSUR

CONFRATERNIZAÇÃO SINDAGUA - MÁXIMO MANSUR

CONFRATERNIZAÇÃO SINDAGUA - MAXIMO MANSUR
LOCAL: CLUBE DA CAESB
DATA: 14/12/2013
HORÁRIO: A partir das 14h
ATRAÇÕES: Máximo Mansur e Banda Ingem de Pau
ENDEREÇO: CIA trecho 01 Área Especial
CLASSIFICAÇÃO: Livre
VALOR: Entrada Franca

Máximo Mansur e Banda Ingem de Pau cantam músicas do novo CD Concréticas, na confraternização de fim de ano do Sindagua.

Banner CONFRATERNIZAÇÃO SINDAGUA - MÁXIMO MANSUR

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

DEPOIS DO SAMBA

Projeto que propõe a gravação e lançamento do CD do Cantor Marcelo Café. Cantor de samba, conhecido em Brasília. Com a elaboração, gestão e produção executiva da 

Imaginário Produções e EventosDireção artística e coordenação de Marcelo Café,  com um grande show de lançamento em novembro de 2013.

Marcelo Café é cantor e compositor, faz um trabalho cuja base é o samba e o samba rock. É acompanhado da Banda Expresso Jazz-Samba.
Marcelo Café Carioca e brasiliense de coração,  veio para Brasília com 10 anos e foi na Ceilândia onde a música ganhou espaço na sua carreira.  Após trabalhar com várias bandas, marca sua trajetória o investimento na Bossa Nova, junto com a banda Casa-Grande. Em seguida começa o projeto Marcelo Café e Expresso Jazz-Samba. Apesar da versatilidade, é o samba e samba rock que cultivaram seu empenho e dedicação, colecionando hoje músicas autorais no mesmo estilo.

Marcelo Café, faz um trabalho voltado para o Samba interpretando João Nogueira, João Bosco, Paulinho da Viola, Assis Valente, Luiz Melodia, Wilson Simonal, João Bosco, Cartola, Roberto Ribeiro e Ataulfo Alves , acompanhado pelos músicos Edson Arcanjo no violão, Tito Silva no cavaco, Bruno Caselato na bateria, Merê no baixo, Guto Martins e Kadu Nascimento na percussão e Wanderson Nascimento no Sax Tenor.

ARTESANATO DE PERGUNTAS


O livro "Artesanato de Perguntas" foi lançado no dia 22/10/2013 no Sebinho (406 norte). Depois, na Livraria Cultura do Casa Park, em saraus e eventos.
A relevância da obra, além da necessidade de difusão de um gênero pouco conhecido pelos leitores, também está na originalidade com que os versos são atrelados a imagens puras, brutas, sem muita preocupação com a realidade. Nesse sentido, imagens absurdas, surreais, são produzidas no imaginário dos leitores com a maior naturalidade, os convidando para sensações sinestésicas. Assim, a poesia transcende a simples descrição do objeto, proporcionando um devaneio das palavras. É como se o poeta estivesse pintando com palavras.

TEMPORADAS NO PARQUE 2013

O projeto Temporadas no Parque nos contemplou com encontros dos cantores e grupos musicais de MÁXIMO MANSUR, GOG, DIGA HOW, ALBERTO SALGADO, GERSON DE VERAS, CACO DE CUIA E MARKÃO ABORÍGINE,  circulando em parques tais como o ESPAÇO IMAGINÁRIO em Samambaia, PARQUE DA CIDADE no Plano Piloto, FEIRA DA LUA em Sobradinho e TAGUAPARQUE  em Taguatinga. Os shows aconteceram gratuitamente à população de todas as faixas etárias e condições econômico-sociais, popularizando a linguagem que parte dos elementos da cultura popular.


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

MÚSICA NO PARQUE


O projeto Música no Parque propôs uma itinerância de shows pelo Distrito Federal, com a apresentação dos grupos MAMBEMBRINCANTE, RENATO MATOS e os seguintes convidados: ABORIGINE, ZÉ DO PIFE E AS JUVELINAS E O MUSICO BEIRÃO, circulando em parques tais como o ESPAÇO IMAGINÁRIO em Samambaia, PARQUE DA CIDADE no Plano Piloto, FEIRA DA LUA em Sobradinho eTAGUAPARQUE  em Taguatinga. Os shows aconteceram gratuitamente à população de todas as faixas etárias e condições econômico-sociais, popularizando a linguagem que parte dos elementos da cultura popular.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ULTIMA APRESENTAÇÃO "O RISO NOS TRILHOS"

O Espetáculo será nessa sexta às 16h na Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto) dia 04/10/2013.

A companhia Circo Boa Vontade vai pegar o “trem da alegria” e levar o riso aos corações dos brasilienses em quatro estações de Metrô: Na estacão Central – na Rodoviária do Plano Piloto, estação Praça do Relógio – no centro de Taguatinga, estação Feira do Guará. O tema do espetáculo circense é SAUDADES DO MESTRE em homenagem ao Mestre Zezito que foi um dos grandes idealizadores da cultura circense no Distrito Federal, falecido em 2006. O período das oito apresentações artísticas será entre os meses de junho a outubro deste ano.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

TEMPORADAS NO PARQUE, A ARTE A SERVIÇO DA CONSCIENTIZAÇÃO




Antes que  o tempo passe  e o que é pra ser dito se perca, fica aqui  o meu desabafo. 

E que tudo que há de bom não desapareça, como os sorrisos, os cantos, os sonhos. Que os futuros compartilhados sigam seu rumo. Essa arca preservará não só os animais, mas um arcabouço de sonhos,  de não deixar  o que há de melhor na humanidade se extinguir.

Valeu a todos que tornaram possível essa "Temporada no Parque" com Maximo Mansur, GOG, Aborígene, Alberto Salgado, Cia Roupa de Ensaio, Diga How, Gerson Deveras, Caco de Cuia, Luminescência, Papillon sua Imagem, Zumbido Produções, Pan Sonorização, Espaço Cultural Imaginário  e toda a equipe da Imaginário Produções e ao FAC - Fundo de Apoio a Cultura e Secretaria de Cultura do DF.


Veja o vídeo no site:
https://www.youtube.com/watch?v=XRgvkIgWo0s






quarta-feira, 18 de setembro de 2013

RAPPER MARCÃO ABORÍGINE


Aborígine, cujo significado é Natural da terra expõe em cada letra, em cada música maturidade e consciência política; vencendo a barreira do denuncismo e propondo alternativas através do Rap e principalmente da militância social. Markão, que além de Rapper é Conselheiro Tutelar e Educador popular, é fundador da Frente Candanga de Hip Hop Contra a Corrupção e Coletivo ArtSam, nisto pode-se ter a certeza de letras contundentes e compromissados com a população.

Saiba um pouco mais sobre os artistas da Imaginário Produções e Eventos no link abaixo:

http://imaginarioproducoes.blogspot.com.br/p/produtos.html

terça-feira, 17 de setembro de 2013

APRESENTAÇÃO DE RISOS NOS TRILHOS



A companhia Circo Boa Vontade vai pegar o “trem da alegria” e levar o riso aos corações dos brasilienses em quatro estações de Metrô: Na estacão Central – na Rodoviária do Plano Piloto, estação Praça do Relógio – no centro de Taguatinga, estação Feira do Guará e dando continuidade a esse espetáculo, a trupe estará nessa sexta-feira (20) na estação Ceilândia Centro a partir das 16h mostrando toda a sua cultura. O tema do espetáculo circense é SAUDADES DO MESTRE em homenagem ao Mestre Zezito que foi um dos grandes idealizadores da cultura circense no Distrito Federal, falecido em 2006. O período das oito apresentações artísticas será entre os meses de junho a outubro deste ano.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Marcelo Café "Sambalanceando" no Projeto Viva a Arte - Nesta Sexta


Sexta-feira (06/09) o cantor e compositor Marcelo Café traz ao palco do Viva a Arte o espetáculo “Sambalanceando”. Com um trabalho baseado no samba, mas que envolve também sambarock, ijexá e sambafunk, esse carioca de nascimento e brasiliense de coração canta na intenção de dar um significado particular a cada show, em cada casa que se apresenta, procurando envolver o público de canção em canção.


Marcelo Café canta na companhia dos músicos Edson Arcanjo (violão), Tito Silva (cavaco), Bruno Caselato (bateria), Merê (baixo), Guto Martins e Kadu Nascimento (percussão) e Wanderson Nascimento (sax tenor).
Seu repertório inclui, além das suas composições, músicas de João Nogueira, João Bosco, Paulinho da Viola, Assis Valente, Chico Buarque, Cartola, Luiz Gonzaga e Nelson Cavaquinho, dentre outros grandes nomes da MPB e especialmente do samba, como Mart’nália e Diogo Nogueira. Do samba rock, ele traz Bebeto, Sandália de Prata e Marku Ribas. E avisa: seu show não é só para ouvir, é também para dançar.



II FESTFAC – Festival do Fundo de Apoio à Cultura do DF

O II Festival do Fundo de Apoio à Cultura (FESTFAC) acontece de 4 a 15 de setembro com intensa programação cultural. Durante 12 dias, serão oferecidos gratuitamente à população, 47 atividades. Neste ano o FESTFAC acontece descentralizado, no Plano Piloto, Taguatinga e Gama nos espaços culturais: SESC Taguatinga Norte, SESC Gama, Funarte e Cine Brasília.




“O FESTFAC chega à segunda edição como uma forma de oferecer à sociedade de Brasília o resultado da política de fomento da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, por meio do talento e da criatividade dos seus artistas”, disse o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.
As atrações da programação foram selecionadas a partir de uma convocação aos beneficiários do FAC que desejassem realizar sua contrapartida no Festival. A iniciativa do evento é da Secretaria de Cultura, por meio da subsecretaria de Fomento, e está orçado em R$ 600 mil.
A proposta da organização é de que o FESTFAC integre o calendário cultural da Capital como uma demonstração das políticas públicas de cultura e da vigorosa produção artística local.
“O festival é a oportunidade de fazermos uma verdadeira prestação de contas dos recursos públicos investidos na produção cultural do DF e vai oferecer à população a possibilidade de consumir e fazer arte, com espetáculos e oficinas nas suas diversas linguagens”, ressaltou o subsecretário de Fomento, Leonardo Hernandes.

Atrações

Um dos destaques do II FESTFAC é a Mostra Cinematográfica que vai reabrir o Cine Brasília em evento teste preparatório para o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro que começa dia 17 de setembro. Será realizada de 4 a 8 de setembro em sessão dupla, sempre às 19h e 20h. Na abertura da mostra, dia 4, serão exibidos os premiados filmes “Procura-se” do diretor Iberê Carvalho e “Louco por cinema”, dirigido por André Luiz Oliveira grande vencedor do FBCB de 1994. Os convites para a abertura devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Cine Brasília.
A mostra reúne também as produções “A arte de andar pelas ruas de Brasília”, da diretora Rafaela Camelo; o documentário “Rock Brasília”, de Vladimir Carvalho;  “Bem Vigiado” e “Ratão”, de Santiago Dellape; “Cru”, de Jimi Figueiredo; “Subterrâneos”, de José Eduardo Belmonte; e,  “Deus”, de André Miranda. O longa “Faroeste Caboclo”, dirigido por Renê Sampaio, encerra a mostra no dia 8.

Serviço

II FESTFAC – Festival do Fundo de Apoio à Cultura
De: 4 a 15 de setembro de 2013
Locais: SESC Gama, SESC Taguatinga, Funarte e Cine Brasília

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Porão do Rock vai reunir 38 atrações no fim de semana

O Festival Porão do Rock, agora conhecido também como PDR Festival, chega à 16ª edição nesta sexta e sábado (30 e 31 de agosto), a partir das 17h, no Estacionamento do Estádio Mané Garrincha, região central de Brasília.


São 38 atrações divididas em três palcos, com cinco nomes internacionais, 18 nacionais e 15 formados no Distrito Federal e/ou Entorno.
Produzido pela ONG Porão do Rock, trata-se do maior festival independente de rock do Brasil, realizado anualmente na capital do país desde 1998, e que este ano conta com mais de 18 horas de som e público esperado de 40 mil pessoas nos dois dias.
Entre os destaques da extensa programação, estão Mark Lanegan (EUA), Soulfly (EUA), Suicidal Tendencies (EUA), The Mono Men (EUA), Os Paralamas do Sucesso (RJ) – comemorando 30 anos de carreira –, Capital Inicial (DF), Lobão (RJ), Dead Fish (ES), Krisiun (RS), Matanza (RJ), Alf (DF), Leela (RJ), Devotos (PE), Selvagens a Procura de Lei (CE), Sexy Fi (DF), Uh La La (PR) e muito mais.
Além dos shows, o PDR 2013 conta com Praça de esportes radicais (com muro de escalada, tirolesa, mini ramp de skate e bungee jump), praça de alimentação e loja com venda de produtos próprios e das atrações participantes.

SEMANA DE MÚSICA E POESIA NO T BONE! - TERCEIRA BIENAL DO B!!!


3ª BIENAL DO "B" M BRASÍLIA
CEM POETAS PARTILHAM POESIA NA RUA DURANTE QUATRO DIAS




Data: 27 a 30 de agosto de 2013
Local: Açougue Cultural T-Bone, Comercio Local Norte 312
Hora: a partir das 19h.
Entrada franca. 
 
http://t-bone.org.br/index.php/t-bone-cultural/bienal-poesia/

Mais informação na página da Bienal www.t-bone.com.br

Casa da Capoeira abre novas turmas Dança Afro, Percussão, Capoeira e Danças Populares!!!!!!!

As aulas se iniciam a partir da próxima segunda-feira dia 02/09

  • Capoeira : Mestrando Mancha e Mestranda estg. Benguela [Angola e Reginoal]
  • Dança Afro: Professor Jairo Laranjeira [Primitivo e Contemporâneo]
  • Percussão: Mestre Ricardo
  • Danças Populares: Professor Marconi Costa [Maracatu, Frevo,Caboclinho,Ciranda e Dança do Boi]

O valor da mensalidade para qualquer uma das aulas é de R$30,00.
Inscrições no local. 




sábado, 24 de agosto de 2013

TEMPORADAS NO PARQUE – MÁXIMO MANSUR E GOG

TEMPORADAS NO PARQUE – MÁXIMO MANSUR E GOG

TEMPORADAS NO PARQUE - MÁXIMO MANSUR E GOG
LOCAL: Espaço Imaginário Cultural
DATA: DO DIA 04 DE AGOSTO AO DIA 24 DE AGOSTO.
HORÁRIO: A PARTIR DAS 14:00
ATRAÇÕES: Roupa de ensaio, Máximo Mansur, Diga’how ,GOG, GERSON DEVERAS,ABORÍGINE,ALBERTO SALGADO
ENDEREÇO: Em Samambaia, Parque da Cidade Sarah Kubitschek em Brasília, Taguaparque e Feira da Lua em Sobradinho.
CLASSIFICAÇÃO: Livre
VALOR: ENTRADA FRANCA

Realizou encontros de grupos musicais localizados nos seguintes locais do DF: Espaço Imaginário Cultural me Samambaia, Parque da Cidade Sarah Kubitschek em Brasília, Taguaparque e Feira da Lua em Sobradinho.Contou com a participação dos artistas: Máximo Mansur, GOG, Gérson Deveras, Alberto Salgado, Diga How, Caco de Cuia, Compania Roupa de Ensaio e Aborígine

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Música no Parque - Taguaparque


Domingo, dia 25, em uma tarde de poesia, música e dança, convidamos a cantora Thabata, Zé Do Pife e as Juvelinas e o mímico Abder Paz para celebrar a última edição do projeto Música no Parque. 




A partir das 16h, no Taguaparque - Taguatinga Norte. Entrada franca!

Encerramento do projeto Temporadas no Parque - Samambaia

É tempo de curtir muita música pelos parques do DF com Máximo Mansur e convidados. E neste sábado, dia 24/08, a partir das 19:00hs, no Espaço Imaginário Cultural em Samambaia Sul, acontecerá a última etapa do circuito de espetáculos Temporadas no Parque com a participação especial de Caco de Cuia, Cia teatral Roupa de Ensaio e GOG, que na companhia do cantor baiano Máximo Mansur vão trazer pra vocês o melhor da mpb, forró pé de serra e do Hip hop.


Uma programação musical muito especial com repertório variado. Diversão para todas as idades. 
Nos vemos lá

GOG, o poeta do rap brasileiro, faz algumas reflexões sobre o rap e a grande mídia

Por meio de seu Facebook o rapper GOG fez algumas reflexões sobre o rap e a mídia, confira:



Cada um faz da sua vida profissional o que bem quiser. Inclusive EU.
Por isso expressei aqui a “minha opinião” e relação com a mídia televisiva, Rede Globo. Uma das justificativas para essa “dificuldade de relação” é que, historicamente, ela sempre esteve distante das causas, e sempre preconceituosa com que diz respeito às canções.
Pertenço ä primeira geração do Hip Hop brasileiro, uma geração que revolucionou, e passou DISTANTE dessa mídia, hoje vista, como essencial para que possamos ser divulgados, mais conhecidos. Em tempo, mas que conhecido, seja reconhecido.
E aí: fomos mais fortes SEM a Rede Globo!!!
Pois bem, como explicar: os anos 90 foram de ouro para o Rap Nacional, com revistas, milhares de rádios comunitárias, zines, poucos sites especializados, sem NENHUM apoio da Vênus Platinada e de emissoras afins, vistas hoje como tábuas da salvação.
Digo mais: eles não nos entendiam, não nos captavam.
Não existíamos em sem sensores que rastreiam “boas novas” simplesmente pela nossa origem e principalmente por não considerem que nos fazíamos música.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Novas regras para contratações artísticas são estabelecidas


 
Entre mudanças estão prefixação de valores de cachês pela secretaria de Cultura e credenciamento prévio de artistas


BRASÍLIA (16/8/13)- As contratações artísticas no Distrito Federal, tanto pela secretaria de Cultura quanto pelas Administrações Regionais, terão agora regras mais claras, como a prefixação de valores dos cachês e o credenciamento prévio dos artistas, conforme decreto publicado hoje no Diário Oficial do Distrito Federal.

"Vai ter impacto importante na prevenção de práticas irregulares e problemas que vêm sendo identificados nessa área de promoção de eventos culturais e realização de shows", disse a secretária de Transparência, Vânia Lúcia Ribeiro.

“Esse decreto resulta de um processo de reconstrução institucional das relações entre estado e sociedade no que tange a políticas públicas de cultura no Distrito Federal”, destacou o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.

O decreto prevê três modalidades para o governo contratar o trabalho de artistas: edital credenciamento, chamamento publico para um evento específico ou na modalidade convidado.

sábado, 17 de agosto de 2013

Temporadas no Parque - Etapa Plano Piloto - Parque da Cidade

É tempo de curtir muita música pelos parques do DF com Máximo Mansur e convidados. E neste domingo, dia 18/08, a partir das 17:30h, no estacionamento do Parque Ana Lídia, acontecerá a terceira etapa do circuito de espetáculos Temporadas no Parque <-link com a participação especial de Aborígine, GOG e Alberto Salgado.
Um programa musical muito especial com repertório variado. Diversão para todas as idades.
Nos vemos lá


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Música no Parque - Etapa Sobradinho

O projeto Músicas no Parque é uma ação cultural que promove um debate sobre a forma como vivemos em nossa cidade, se valendo da riqueza e das cores da cultura popular em forma de música, poesia, dança e ritmos.
Este debate, pretende mostrar que se constituiu uma distância entre o ambiente por nós criado, e a natureza que nos circunda.
Pelo convívio diário com a natureza o homem tem a oportunidade de se aproximar de sua ancestralidade, além de elevar sua espiritualidade, e de ter uma vida mais saudável e tranqüila.
Os shows estão sendo realizados em Agosto durante os quatro finais de semana.
Neste domingo o grupo cultural Mambembrincate convidará para compor o palco e abrilhantar o evento Martinha do Côco e o grupo de Rap Aborígine!

Desta vez o espetáculo acontecerá na Feira da Lua em sobradinho


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

MÚSICA NO PARQUE – MAMEMBRINCANTE

Dados

MÚSICA NO PARQUE - MAMEMBRINCANTE
LOCAL: Parques das Cidades
DATA: De 03/08 a 25/08/2013
HORÁRIO: Confira a programação
ATRAÇÕES: Mambembrincante.
ENDEREÇO: Brasília
CLASSIFICAÇÃO: Livre
VALOR: Entrada Franca

Música no Parque – Mambembrincante.

Música no Parque - Etapa Plano Piloto

Domingo dia 11 fizemos a festa no Parque da Cidade. Veja abaixo um pouquinho do que aconteceu na segunda etapa do circuito Música no Parque. (Veja as fotos)
Próxima parada Feira da Lua em Sobradinho - Sexta feira dia 16, no estacionamento do estadio Augustinho Lima. A partir das 19 horas.
Nos vemos lá!



Temporadas no Parque - Etapa Sobradinho

Nesta última sexta aconteceu na Feira da Lua, em Sobradinho a segunda etapa do projeto Temporadas no Parque. 

Desta vez os convidados de Maximo Mansur foram Gog, Aborígine e Diga How. Foi uma linda e colorida celebração da cultura, onde os artistas foram muito bem recebidos pelo público, e em contrapartida realizaram espetáculos inesquecíveis. Segue uma pequena demonstração do que aconteceu. 
Temporadas no Parque acontecerá novamente neste próximo domingo dia 18 no Parque da Cidade. E desta vez os convidados de Máximo Mansur são GOG e Alberto Salgado. Venha participar desta grande celebração da cultura popular e urbana!(veja as fotos aqui)





Abertura do Projeto Temporadas no Parque - Taguaparque

Nesse último domingo, dia 4, a Imaginário produções teve a honra de realizar a abertura do circuito de espetáculos Temporadas no Parque. 

O evento aconteceu no Taguaparque em Taguatinga. O evento contou com a inovação e originalidade do cantor e poeta Máximo Mansur, a poesia contundente de Aborígine, a presença do embaixador do Rap em Brasília, o Poeta GOG e a criatividade de Gérson de Veras; contou também, com a participação do público entre crianças, jovens e adultos.
Agradecemos a todos que compareceram a estes eventos, pela receptividade e carinho para com os artistas, a turma do slackline, que compartilhou conosco o mesmo local para as atividades. Agradecemos também ao FAC- Fundo de Apoio a Cultura, a Secretaria de Cultura do DF, a Polícia Militar e a Administração do TaguaParque, em ceder o espaço para a realização desse festival cultural, que é tão significativo e representativo para Brasília. 
Este circuito musical continuará pelos próximos três finais de semana nos parques de Sobradinho – Feira da Lua (dia 9), Plano Piloto – Parque da Cidade (dia 18) e Samambaia – Espaço Imaginário Cultural (dia 24). Convidamos você a participar dessa caminhada, que foi iniciada com muita cultura e celebração.


Abertura do circuito Música no Parque em Samambaia

Uma noite maravilhosa, sábado (3) no Espaço Imaginário Cultural. Abertura do projeto Música no Parque, circuito cultural, onde grupo Cia Mambembrincante e os convidados Renato Matos e Aborígine fizeram o público presente cantar, dançar e sedivertir!
E foi apenas o primeiro de quatro shows, o projeto continuará pelos próximos três finais de semana do mês de Agosto em parques e feiras do DF. Acompanhe a programação e divirta-se!!! (veja as fotos aqui)


sábado, 6 de julho de 2013

Secretaria de Cultura convoca coletiva para lançamento do Projeto Gira Cultura

O Gira Cultura é um projeto da Secretaria de Estado de Cultura do DF em parceria com o Ministério da Cultura, que visa promover a democratização cultural por meio de cinco eventos culturais com atividades musicais, teatrais, e um concurso de fotografia que culminará em uma exposição itinerante pelas cidades do Distrito Federal.


No próximo dia 09 de julho (terça-feira), o secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, e o deputado federal licenciado, Geraldo Magela, farão o anúncio de lançamento do Projeto Gira Cultura. A coletiva ocorrerá no Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, às 10h.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Senado aprova mudanças na arrecadação de direitos autorais

Novas regras
O Plenário do Senado Federal aprovou na noite desta quarta-feira (3) o PLS 129 que estabelece novas regras para a cobrança, arrecadação e distribuição dos direitos autorais. Pelo texto, pelo menos 85% da arrecadação passam a ser distribuídos aos titulares dos direitos, entre os quais os compositores e intérpretes. Agora o texto segue para votação na Câmara.

A aprovação ocorreu após uma tarde de intensas negociações lideradas pela ministra da Cultura Marta Suplicy e representantes da classe artística, como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Caetano Veloso. O grupo acompanhou a votação da matéria da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), negociou para que a votação fosse realizada no Plenário da Casa ainda hoje e se reuniu com a presidenta Dilma Rousseff para falar sobre o tema.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Inscrições abertas para concurso sobre folclore e cultura popular



Os dois melhores trabalhos apresentados receberão prêmio no valor de R$ 13 e R$ 10 mil

Com o objetivo de estimular a pesquisa em torno da cultura brasileira, o Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular - edição 2013 – está com inscrições abertas até 7 de agosto deste ano.


Só podem concorrer ao prêmio monografias não publicadas, com temas nas áreas da cultura popular e do folclore brasileiros Ampliar
  • Só podem concorrer ao prêmio monografias não publicadas, com temas nas áreas da cultura popular e do folclore brasileiros

 Os dois primeiros lugares receberão prêmios nos valores de R$ 13 mil e R$ 10 mil, respectivamente, e, ainda, serão indicadas até três menções honrosas, agraciadas exclusivamente com o título de destaque.
O prêmio foi criado em 1959 e é concedido anualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – do Ministério da Cultura -, por meio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. Para participar, o candidato deve ser brasileiro, naturalizado ou estrangeiro residente no Brasil. Cada autor só poderá concorrer com uma única monografia.
A inscrição corresponde a entrega do trabalho ao Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, - Rua do Catete, 179, Catete, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22.220-000 -, até às 18h do dia 7 de agosto, ou remetidos pelos Correios, sob registro, até a data indicada, sendo o carimbo de postagem o comprovante para a observância do prazo.