Tradicionalmente, o festival de cinema europeu é oportunidade de o público de Brasília tomar contato com filmes recentes, de geografias e realizadores que não costumam frequentar as salas de cinema da cidade.
Em 2013 não será diferente. De 30 de abril a 5 de maio, o Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília vai exibir 15 títulos que são destaques em seus países de origem. Serão duas sessões diárias, de terça a quinta-feira, às 18h30 e às 20h30, e na sexta, sábado e domingo, também às 16h30. Entrada franca.
No total, estão representadas as cinematografias de Eslováquia, Dinamarca, França, Polônia, Irlanda, Países Baixos, Eslovênia, Bélgica, Suécia, República Tcheca, Hungria, Alemanha, Portugal, Espanha e Áustria, em filmes que percorrem a década de 2000 e chegam a 2012.
São títulos como tcheco Algemas, eleito o melhor filme do país em 2010, ou This Life, da Dinamarca, escolhido como melhor filme do Festival de Hamburgo pelo público do Festival de Hamburgo em 2012.O festival de cinema europeu é uma realização da EUNIC, a Delegação da União Europeia, em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília.
A curadoria é do professor e crítico de cinema Sérgio Moriconi. O evento está integrado à programação da semana da europa, que em Brasília acontece de 29 de abril a 22 de maio, incluindo, além de cinema, torneios esportivos, concertos, eventos gastronômicos, bazar e seminário.
A semana da europa celebra a passagem do Dia da Europa, 9 de maio, criado para lembrar a paz e a unidade no continente. A data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, apresentada em Paris, em 1950, em discurso de Robert Schuman, então Ministro de Negócios Estrangeiros da França.
Na declaração, Schuman propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma nova guerra entre os países europeus. A declaração é considerada o início do que é hoje a União Europeia.
Veja a programaçã ocompleta AQUÍ
Nenhum comentário:
Postar um comentário