quinta-feira, 9 de maio de 2013

Abertas as inscrições para o 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB)

Estão abertas as inscrições para as mostras competitivas do 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB), que acontece de 17 a 24 de setembro de 2013, no Cine Brasília. Podem participar das mostras competitivas apenas os filmes brasileiros concluídos a partir de 1º de agosto de 2012 e que não tenham participado de processos seletivos nas edições anteriores do FBCB. 


Segundo o Secretário de Cultura, Hamilton Pereira, o Festival é o momento em que mais se dialoga no país sobre cinema. “O FBCB cumpre seu papel relevante por ter sido o Festival da resistência e por ter se aberto ao desafio de fazer cinema. Representa o contorno da política pública de cultura do governo do Distrito Federal: democracia, diversidade e acessibilidade”, falou o Secretário.
Novidades
 Considerado o festival de cinema mais antigo do país, agora agrega o título de maior premiação. Passa de R$ 635.000 para R$ 700.00. “O FBCB tem que se renovar permanentemente. Pela avaliação dos últimos dois anos, o Festival de Brasília está numa curva ascendente a quem interessar fazer cinema no Brasil”, explicou Hamilton. Realizada em parceria com a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), a Mostra Brasília comemora 18 anos com duas inovações: as inscrições dos filmes brasilienses serão feitas diretamente pela CLDF e aumento na minutagem. Passa de 420 minutos, em 2012, para 600 minutos em 2013. “A ideia é trabalhar a cultura como instrumento de reflexo da nossa realidade, não só dos produtores culturais mais de toda a sociedade. O FBCB tem feito isso de maneira exemplar ao longo de sua existência”, afirmou o Coordenador do Comitê Gestor do Troféu CLDF, Andres Ibaria. Maior descentralização. Além da Taguatinga, Ceilândia, Gama e Sobradinho outra Região Administrativa será incluída para exibição dos filmes. A RA, ainda, será definida obedecendo os mesmos padrões de qualidade para exibição das películas. “A cada ano, o Festival busca um público maior alcançando uma nova cidade”, afirmou Hamilton Pereira.

Mais Informações

(Fonte: Sc-DF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário